Formação

Como pensar em articular os estudos e a reflexão no processo de formação docente.
Aqui, teremos momentos de fortalecimento desse processo.
Boa atividade a todos.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Sub Projeto Biologia

            A integração da pesquisa ao ensino como estratégia de aprendizagem da docência na área de
Ciências Biológicas na escola básica apresenta-se como eixo articulador do presente subprojeto. Este
objetiva proporcionar, através da aproximação entre escola e a universidade, a inserção dos licenciando
nas práticas e saberes da docência na área da Biologia, visando a formação de um profissional
comprometido, reflexivo e pesquisador de sua ação docente.
           O exercício da docência na Faculdade de Educação de Itapipoca UECE permitiu verificar a
rejeição de alguns alunos do curso de Ciências Biológicas pela docência, mesmo sabendo que o Curso
por ser de Licenciatura estaria preparando-os para uma atuação profissional na educação, ou seja, na
docência. Para alguns, a formação superior é apenas uma questão de “status” ou para “favorecer o
emprego na prefeitura”. No entanto, há aqueles em que a docência é realmente algo desejado, mas a
realidade vivenciada e testemunhada por esses alunos nos mostra uma escola que utiliza basicamente o
método tradicional, com a utilização do livro didático como o principal recurso para subsidiar as aulas de biologia.
            Com a implantação do novo currículo por meio do projeto político pedagógico do curso, as
estratégias de aplicação dos estágios supervisionados e das atividades complementares foram
modificadas e espera-se que nesses momentos da formação, o licenciando possa investigar sua prática
docente. Também percebe-se nessa trajetória que mesmo no curso de licenciatura a estrutura curricular e a
prática pedagógica dos professores formadores favorecem certo distanciamento entre pesquisa e ensino
na formação docente. A partir de tais constatações vemse interrogando alunos, e também docentes da
referida faculdade, sobre suas práticas pedagógicas, especialmente quando aplicadas em cursos de
licenciatura.
           As indagações foram surgindo a partir de observações e constatações durante
atividades na instituição, e ainda, dos questionamentos sobre a formação necessária ao licenciado e da
relação entre pesquisa e ensino na formação docente. Dentro desse enfoque e relacionando-o a formação
dos professores de biologia, a leitura de alguns autores foi se fazendo presente em momentos de
estudo, a exemplo de André (2006) ao abordar o papel da pesquisa na articulação entre formação e
prática docente; Santos (2001) ao discorrer sobre os dilemas e perspectivas da integração entre ensino e
pesquisa; Fazenda (2009) ao fazer uma retrospectiva dos trinta anos da formação do professor
pesquisador; Miranda (2006) ao discutir o tema professor pesquisador e sua pretensão de resolver a cisão
entre a teoria e a prática na formação docente; Mizukami et al. (2002) ao destacar a relação entre a escola
e a aprendizagem da docência por meio dos processos de investigação e formação; por fim, Lüdke (2000)
ao defender a importância da pesquisa na vida do professor.
             Estas formulações servem de aporte teórico a proposta formativa delineada no presente
subprojeto, conforme detalhado.

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

O que é Pibid?
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid é um programa que oferece bolsa para estudantes de cursos de licenciatura plena, para que eles exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de ensino básico, aprimorando sua formação e contribuindo para a melhoria de qualidade dessas escolas. Para que os alunos sejam acompanhados e orientados, há bolsas também para coordenadores e supervisores
Que objetivos tem o Pibid?
O Pibid responde ao compromisso da CAPES de investir na valorização do magistério e na melhoria da qualidade da educação básica brasileira. Os objetivos principais do Pibid são: incentivar os jovens a reconhecerem a relevância social da carreira docente; promover a articulação teoria-prática e a integração entre escolas e instituições formadoras; e contribuir para elevar a qualidade dos cursos de formação de educadores e o desempenho das escolas nas avaliações nacionais e, consequentemente, seu IDEB. O Pibid será acompanhado e avaliado anualmente pela CAPES.
Quem pode participar?
Alunos matriculados em cursos de licenciatura plena de instituições públicas de educação superior – estaduais e federais – que participem de programas estratégicos do MEC, como o REUNI, ENADE e o Plano Nacional de Formação para o Magistério da Educação Básica.