Formação

Como pensar em articular os estudos e a reflexão no processo de formação docente.
Aqui, teremos momentos de fortalecimento desse processo.
Boa atividade a todos.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

TRABALHOS DOS BOLSISTAS PIBID/BIO APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO NA XVI SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE

Temas dos trabalhos dos bolsistas do PIBID/BIO-FACEDI-UECE aprovados pela coordenação da XVI Semana Universitária da UECE.

OBSERVAÇÃO DA AÇÃO DOCENTE EM SALA DE AULA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA. (autora: Maria Luciete dos Santos).

O PIBID INSERINDO A HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO NA SALA DE AULA. (autora: Ariane de Sousa Melo).

IDENTIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE O FILO MOLLUSCA ENTRE GRADUANDOS CALOUROS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. (autora: Ana Vérica Araújo).

PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM FORMAÇÃO INICIAL QUANTO A FORMAÇÃO DOCENTE. (autora: Larissa Menezes Farias da Costa).

O USO DE ANABOLIZANTES E SEUS DANOS, UMA REVISÃO LITERÁRIA. (autora: Ana Paula Farias da Silva).

A PERCEPÇÃO DOS BOLSISTAS DO PIBID DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACEDI ACERCA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NESSE PROJETO. (autora: Maria Elismar da Silva Sousa).
RELATOS DE OBSERVAÇÕES DA AÇÃO DOCENTE NAS AULAS DE BIOLOGIA. (autor: Francisco Leandro Carneiro Soares).
A LEITURA COMO SUPORTE TEÓRICO NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL DOS BOLSISTAS DO PIBID BIOLOGIA DA FACEDI/UECE. (autora: Francisca Maria Teixeira de Sousa).
RECURSOS AUDIOVISUAIS: MATERIAL EDUCACIONAL E FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. (autora: Francisca Maria Teixeira de Sousa).
RELEVÂNCIA DO PIBID/BIO/FACEDI/UECE NA ÓTICA DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS PARCEIRAS DP PROJETO. (autor: Antônio Carlos  do Vale Moreira).
IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA O CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. (autora: Carmen Virginíe Sampaio Avelino).
LABORATÓRIO ITINERANTE: UMA PROPOSTA DO PIBID PARA O ENSINO DE BIOLOGIA. (autor: Francisco Keilo Teixeira).
AULAS PRÁTICAS DE BIOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA SUA IMPLANTAÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR.( Venicio de Paulo Oliveira).
O PIBID NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE UM PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA. (autor: Professor supervisor Victor Hugo Teixira Aves).
A PRÁTICA DOCENTE NA VISÃO DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID): CONCEPÇÕES DESENVOLVIDAS A PARTIR DOS CONTATOS COM A SALA DE AULA. (autora: Alexsandra de Sales Araújo).
O PAPEL DA ESCRITA NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. ( autora: Maria do Socorro Elizabete Sousa).
O USO DE FANZINE COMO RECURSO PEDAGÓGICO. (autora: Jéssica Melgaço Rodrigues).



EDITAIS ABERTOS

A Diretoria de Educação Básica Presencial da CAPES lançou, juntamente com o CNPq, o edital MCT/CNPq/MEC/CAPES/SEB n. 25/2011 : Apoio à realização de Feiras de Ciências e Mostras Científicas e o edital MCTI/CNPq/MEC/CAPES/FNDE n. 24/2011 : Apoio à realização de Olimpíadas Científicas.
http://www.cnpq.br/editais/index.htm