Formação

Como pensar em articular os estudos e a reflexão no processo de formação docente.
Aqui, teremos momentos de fortalecimento desse processo.
Boa atividade a todos.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

SPAECE

Os bolsistas do PIBID da Escola Joaquim Magalhães participaram recentemente de uma palestra ministrada pelo diretor da escola Itamar Araújo, onde se discutia sobre o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica – SPAECE. Este é um sistema implantado pelo Governo do Estado do Ceará e pela Secretaria de Educação (SEDUC) e tem por objetivo fornecer subsídios e informações para a criação e o monitoramento de políticas educacionais, além de retratar a situação da Educação Básica da rede pública de ensino.
É uma avaliação que abrange a gramática, interpretação e produção de textos e a matemática, além de possuir caráter censitário, abrangendo, portanto, as três séries do Ensino Médio.
Os alunos que se destacam nas avaliações, atingindo pontuação mínima de 325 em Língua Portuguesa e 350 em Matemática, na escala de avaliação que vai de 0 a 500 pontos, recebem computadores. Essa premiação visa incentivar e reconhecer o bom desempenho dos estudantes.
Em todas as escolas, desde o início do ano letivo, começa uma grande corrida do SPAECE, incentivada pelas CREDES, seguida pelos coordenadores escolares e acatada pelos professores. As informações coletadas pelo SPAECE permitem diagnosticar a “qualidade” da educação pública, produzindo resultados por aluno, turma, escola, município e CREDE. A sua aplicação incentiva a implantação nas escolas de projetos e ações voltadas para a melhoria do ensino. Gestores e professores dedicam-se quase que exclusivamente ao SPAECE.
Devemos lembrar, entretanto, que o diagnóstico do processo ensino-aprendizagem se dá de forma construtiva e contínua, nos seus vários aspectos e de variadas maneiras.
É preciso, então, que os resultados obtidos através do SPAECE não ofereçam somente prêmios, mais possibilitem a reestruturação das ações definidas no Projeto Político-Pedagógico da escola e a implantação de novas estratégias que garantam não só o alcance das metas estabelecidas, mas melhorem o ensino e a aprendizagem, aumentando a qualidade da educação ofertada.