Formação

Como pensar em articular os estudos e a reflexão no processo de formação docente.
Aqui, teremos momentos de fortalecimento desse processo.
Boa atividade a todos.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

MOMENTO DE FORMAÇÃO INICIAL E FORMAÇÃO CONTINUADA - 02/02/2012

Na ocasião da Semana Pedagógica das duas escolas parceiras do programa PIBID, E. E M Joaquim Magalhães e E. E.M Coronel Murilo Serpa, o mesmo programa proporcionou um momento de formação tanto para os bolsistas do PIBID (licenciandos) como para os professores, formação inicial e formação continuada, respectivamente. A formação se deu através de uma palestra que trouxe como temática “ Ensino e Pesquisa na Docência” ministrada pela professora Márcia Melo, atual mestranda na área da educação pela UECE.
A temática abordada na palestra foi algo bastante instigante, por se tratar da pesquisa no exercício da docência. Sabe-se que pesquisa tem uma perspectiva investigativa, que visa dar uma resposta a um dado questionamento. Deste modo, o professor precisa se envolver na prática da pesquisa realizando indagações e procurando as possíveis respostas, assim ele poderá refletir sobre sua própria prática de ensino. Neste sentido, a pesquisa precisa ser inclusa na prática pedagógica, a fim de proporcionar uma sólida construção do conhecimento, tanto por parte do professor que desperta seu próprio estimulo de pesquisador, bem como favorecer os alunos, aproximando-os da produção científica, diminuído a distância entre teoria e prática.