Formação

Como pensar em articular os estudos e a reflexão no processo de formação docente.
Aqui, teremos momentos de fortalecimento desse processo.
Boa atividade a todos.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

MOMENTO DE FORMAÇÃO INICIAL E FORMAÇÃO CONTINUADA - 02/02/2012

Na ocasião da Semana Pedagógica das duas escolas parceiras do programa PIBID, E. E M Joaquim Magalhães e E. E.M Coronel Murilo Serpa, o mesmo programa proporcionou um momento de formação tanto para os bolsistas do PIBID (licenciandos) como para os professores, formação inicial e formação continuada, respectivamente. A formação se deu através de uma palestra que trouxe como temática “ Ensino e Pesquisa na Docência” ministrada pela professora Márcia Melo, atual mestranda na área da educação pela UECE.
A temática abordada na palestra foi algo bastante instigante, por se tratar da pesquisa no exercício da docência. Sabe-se que pesquisa tem uma perspectiva investigativa, que visa dar uma resposta a um dado questionamento. Deste modo, o professor precisa se envolver na prática da pesquisa realizando indagações e procurando as possíveis respostas, assim ele poderá refletir sobre sua própria prática de ensino. Neste sentido, a pesquisa precisa ser inclusa na prática pedagógica, a fim de proporcionar uma sólida construção do conhecimento, tanto por parte do professor que desperta seu próprio estimulo de pesquisador, bem como favorecer os alunos, aproximando-os da produção científica, diminuído a distância entre teoria e prática.

8 comentários:

  1. ESSE FOI UM MOMENTO DE GRANDE IMPORTÂNCIA NÃO SÓ PARA OS BOLSISTAS PIBID /BIO, MAS TAMBÉM PARA OS PROFESSORES DA ESCOLA.

    ResponderExcluir
  2. Momento ímpar para a formação dos professores da escola e dos bolsistas do PIBID....

    ResponderExcluir
  3. Mais uma vivencia que proporcionou aprendizado!

    ResponderExcluir
  4. a pesquisa é fundamental na prática docente.

    ResponderExcluir
  5. Essa palestra veio aprimorar os nossos conhecimentos no que diz respeito ao ensino integrado a pesquisa.

    ResponderExcluir
  6. Foi um momento muito enriquecedor, que nos proporcionou conhecer as contribuiçoes que há na relação do ensino com a pesquisa para a nossa formação como educadores.!

    ResponderExcluir
  7. “Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino... Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade” (FREIRE, 2007).

    ResponderExcluir
  8. Olá Pessoal, penso que tenha sido um momento rico para todos. A presença da professora Márcia Melo com seu comprometimento e profissionalismo deve ter contribuido e muito para o fortalecimento da formação profissional de cada um dos participantes da palestra.
    Parabéns!!

    ResponderExcluir