Formação

Como pensar em articular os estudos e a reflexão no processo de formação docente.
Aqui, teremos momentos de fortalecimento desse processo.
Boa atividade a todos.

sábado, 19 de março de 2011

ESCRITA PESSOAL DOS BOLSISTAS PIBID/BIOLOGOGIA UECE FACEDI

DOCÊNCIA COMO ATIVIDADE PROFISSIONAL

Geralmente percebemos que quando estudamos a, profissão menos desejada pelos alunos a seguir, é profissão professor, há varias justificativas como: a responsabilidade é muito grande, é não se é dado o devido valor a essa classe de trabalhadores, se paga mal e etc.
No próprio curso de licenciatura os alunos, dizem que foi pro falta de opção que ingressaram no curso voltado para a licenciatura, e que se tiverem oportunidade ingressariam em outro curso. A sociedade em si não ver a docência entre uma das melhores atividades profissionais, digo isso, pois percebo a indiferença das pessoas, quando falo que estou no curso de licenciatura, algumas até tem a audácia de, aconselhar-me de procurar outro curso, pois só jovem e mereço outra profissão.
Em algumas de minhas observações de algumas falas de docentes, observei que essa desvalorização, inicia-se pela os próprios professores, muitos apresentam se desmotivados e até se um mínimo de perspectivas de progresso para a sua profissão vê a docência, como uma profissão totalmente defasada, e que o sistema educacional não usa de todo seu poder para tentar melhorar essa situação vivenciada no âmbito educacional.
Como discente do curso de licenciatura de biologia, e futura profissional da atividade docente, não posso negar que realmente nos tempos atuais a docência, tem sido muito desvalorizada, tanto pelos os governantes, que não propiciam melhores condições de trabalhos para essa classe de profissionais, como pelo a sociedade que vêem a docência, ainda com muito preconceito.
Não querendo desmerecer as outras profissões, pois acredito que todo tipo de trabalho, deve ter seu merecido valor e respeito para os profissionais que neles atuam. Más em minha concepção a docência ela deve ser vista com outro olhar. Pois seu principal objetivo é formar cidadãos éticos e principalmente seres pensantes. Sabemos que através da educação podemos transformar nações, e o docente ele têm uma imensa responsabilidade, pois se ele errar, ele pode está contribuindo para um desequilíbrio em toda uma nação.
E o professor não deve considerar a docência só como uma mera atividade profissional, más deve estar sempre ciente de quanto ele está sendo importante na construção da identidade de uma sociedade. E urgentemente nós que fazemos parte dessa sociedade, tão preconceituosa, devemos mudar a concepção de que a docência é uma profissão menos desmerecida, que as demais. Devemos nos conscientizar que para exercer as demais atividades profissionais, primeiramente passamos pela a docência, como discentes. E se continuarmos com todo esse preconceito quanto à profissão docente, ele poderá se extinguir, imaginasse se não existisse mais docentes, o que aconteceria com a nossa sociedade, a resposta é obvia,todas as demais também se extinguiria.
Enfim, não se pode existir cidadãos educados, se não existir educação, e não pode existir educação se não existir educadores.
Bolsista: Aline Rose Sousa Ribeiro


A docência como atividade profissional


Profissionalização de uma categoria é, antes de qualquer coisa, a forma como esta categoriarepresenta sua profissão junto a sociedade, e a mesma depende de fatores internos, que são ações que diz respeito ao próprio indivíduo e o segundo são os externos, que diz respeito a aceitação social da mesma.
A docência como profissão deve ser entendida pelos profissionais da área como um processo contínuo, onde à medida que se leciona, se aprende com aqueles ao qual estamos ensino. Dai então a afirmação de que: só se permite ensinar quem antes de tudo permite-se aprender.
A profissão tem dois aspectos que a constitui são eles: a profissionalidade e o profissionalismo.
Oprimeiro diz respeito ao que se conceitua como fatores internos, que seriam eles: os saberes, competências, pesquisa, reflexão, crítica, aperfeiçoamento, capacitação, inovação, criatividade, pesquisa, dentre outras, componentes dos processos de apropriação da base de conhecimento da docência como profissão.
Osegundo são os fatores externos, ou que podemos chamar de a relação do grupo profissional, no caso o de professor, com outros grupos, e está relaciona com: autonomia, jurisdição, poder e autoridade. Tudo isso vai definir o que chamamos de moral coletiva.
Diante das reformas educacionais ao qual nosso sistema vem passando desde a década de 80, termos como reflexão, pesquisa do professor, inovação, dentre outros, tem tomado o cotidiano do ensino, e cabe aos atuais profissionaisda educação, e os futuros, apropriar-se desses termos e fazer valer a tamanha importância que tem esta profissão junto a sociedade, que é a de forma a moral de um povo.

Bolsista: Leandro Carneiro soares


Docência como atividade profissional

A profissão docente em tempos remotos era a profissão desejada pela sociedade. Tal fato era perceptível quando se perguntava a qualquer criança o que ela queria ser quando crescer, sem pensar duas vezes a mesma dizia que queria ser professor (a). Ao passar dos anos, o desejo de ser professora foi se perdendo.
O sistema de ensino pode ter sido um dos motivos para tal aversão à profissão. As grandes reformas educacionais que cobra do professor ensino de qualidade e não lhe garante condições financeiras estáveis resulta em grande parte na desvalorização da profissão docente.
Atualmente notamos que a profissão docente é a última opção de atuação das pessoas. Diante disso, não podemos colocar a culpa nessas pessoas, pois a sociedade gira em torno do capitalismo e a profissão exige muita dedicação para pouca recompensa financeira. Além disso, a profissão docente dentre outros motivos é desvalorizada pelo fato do ensino público se dá em condições físicas e funcionais precárias.
Sem dúvidas, a profissão docente é o alicerce para todas as outras profissões. Dessa forma, o que seria de um médico, de um advogado, de um engenheiro se não fosse à educação sistematizada recebida pelo professor? Quantas noites em claro esse mesmo professor passou planejando sua aula para que a mesma viesse contribuir no processo de formação deste profissional? Então, é preciso enxergar o valor da profissão docente.
A desvalorização da profissão docente no Brasil é tamanha que qualquer pessoa pode ser professor. É inaceitável para nós alunos de licenciatura, vermos alguém que não foi submetido á uma formação docente dando aula, pois sabemos que a idéia de que o professor é só um mero transmissor de conteúdos já não existe mais.
O professor moderno é aquele profissional malabarista, ou seja, capaz de lidar com as situações que emergem no dia-a-dia da escola de modo tranquilo e amigável, ao mesmo tempo em que tem de demonstrar segura no momento da explicação da aula, levar o conteúdo para dentro da vivência do aluno etc. Então, para exercer uma profissão que exige tudo isso, faz-se necessário uma formação de qualidade.
É preciso resgatar o desejo pela docência. O projeto PIBID: aprender e ensinar pela pesquisa foi elaborado por educadores que sentiram e sentem a necessidade de melhoria do ensino nas escolas públicas. A mídia também recentemente vem estimulando os estudantes a seguirem a carreira docente.
E fato que a profissão é não fácil e como qualquer outra exige paciência, zelo dedicação e acima de tudo amor. Mas, sem dúvidas, não há nada mais gratificante do que você fazer parte da formação de cidadão de bem. Por isso, espero que n´s que estamos no PIBID, nós estudantes de licenciatura educadores de todo o mundo não percamos a esperança em nosso ensino e abraçar a docência como uma das mais belas profissões que existem.

Bolsista: Alexsandra Sales de Araújo
















DOCÊNCIA COMO ATIVIDADE PROFISSIONAL

Constitui-se o trabalho do professor algo essencialmente importante à formação de qualquer profissional, seja ele um jornalista, um engenheiro, um médico, um economista, ou o próprio professor, todos tem de passar pela orientação dos profissionais da docência. No entanto, pouco se valoriza tal profissão. E o que muitas vezes se observa é que isso parte dos próprios professores que se sentem excluídos com a profissão que exercem.
Mas, apesar de ser esta a realidade, não é isso que queremos que continue a ocorrer no meio docente. Pois, uma vez inseridos num projeto de tão grandiosa missão como é o PIBID, é dever nosso estarmos atuando na escola em conjunto com os professores que acompanhamos para que se possa buscar meios de mudar essa visão inadequada (por vezes, depreciativa) que se tem a respeito da atividade docente dentro do ambiente escolar e no contexto social.
O ser docente não implica apenas em estar atuando na sala de aula como um mero mediador de conhecimentos, mas é atuar como mediador de um crescimento pessoal do ser social, e preparar a este para o enfrentamento da vida.
É, portanto, necessário que haja uma maturidade por parte dos docentes em atuação efetiva no ambiente escolar. É preciso que os mesmos desenvolvam um olhar diferenciado (crítico, reflexivo) para com sua prática para não virem a tê-la apenas como uma obrigação e transformarem-na em algo vazio, destituído de um valor moral intrínseco que favoreça ao aperfeiçoamento de seu mediador principal: o profissional docente.
Assim, como mencionado anteriormente, a docência é a base de todas as demais profissões e, por isso e por muitos outros fatores, deve ter seu devido reconhecimento. Ser professor é atuar em uma atividade sublime. É fazer parte da construção social da mente. É também ter participação efetiva na formação da realidade daqueles que compõem a sociedade.
Assim, ao se analisar a docência, sob o ponto de vista profissional, é essencial que se tenha em mente suas implicações éticas, sociais e políticas. Pois são estes os pontos determinantes do desenvolvimento de um trabalho docente satisfatório, gerador de resultados positivos ao ser social.
É necessário, portanto, que se tenham motivação, comprometimento, seriedade, dedicação. E isso só se dará a partir de uma auto-avaliação fundamentada na prática que se observa e nos fatores que dela resultam (aprendizagem efetiva ou deficiente). A docência implica, dessa forma, para o professor, assumir um comprometimento consigo mesmo.

Bolsista: Maria do Socorro Elizabete Sousa

Um comentário:

  1. A importância que é, e que damos ao nosso projeto de biologia/PIBID.
    O PIBID surgiu como uma grande oportunidade de melhoramento na formação inicial de alunos dos cursos de licenciatura. O mesmo proporciona ao bolsista do programa, a inserção no ambiente escolar. Local onde irá desenvolver seus trabalhos após sua formação.
    A formação é um dos contextos de socialização que possibilita ao professor reconhece-se como um profissional, construindo-se relações com os saberes e com exercício da docência (Farias et al ,2008).
    É em durante sua formação inicial que os licenciandos devem conhecer a realidade do ambiente onde irão lecionar futuramente. Essas experiências são adquiridas geralmente quando os licenciandos iniciam as disciplinas de estágios supervisionadas, que geralmente estão inseridas nos últimos semestres de seu curso. Sendo que o ideal seria vivenciar essa realidade logo no inicia do curso, para que venham a se familiarizar com o curso onde está inserido e começar a aperfeiçoar sua prática docente. Desse modo a sua formação será bem qualificada.
    O PIBID tem grande importância na minha formação, pois ao iniciar meu curso de licenciatura sentia muitas dificuldades, como nas apresentações de seminários. Ao ser inserido no projeto de biologia/PIBID, comecei a perceber a importância de um profissional docente e tive melhor desempenho em minhas disciplinas. Foi a partir desse projeto que a minha paixão pela docência aumentou, pois durante esse período que estou sendo bolsista, estou vivenciando o ambiente onde irei ser inserida futuramente, estou aprendendo a superar alguns obstáculos que surgem no ambiente escolar e aperfeiçoando minha prática docente.

    ResponderExcluir