"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino". ( Paulo Freire)
Formação
Como pensar em articular os estudos e a reflexão no processo de formação docente.
Aqui, teremos momentos de fortalecimento desse processo.
Boa atividade a todos.
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terça-feira, 15 de março de 2011
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ResponderExcluirRealizando estudo do artigo "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA UFTM: O PIBID COMO EXPERIÊNCIA DESAFIADORA", verifica-se que embora as realidades sejam diferentes, constata-se que o desenvolvimento do Projeto Institucional PIBID não perde sua filosofia fundamental que é pôr estudantes da graduação no cotidiano da escola, na busca de um aperfeiçoamento do ensino básico, sempre visando escolas com baixa nota do IDEB.
ResponderExcluirO desenvolvimento do Programa institucional de Bolsas de Iniciação a Docência aqui na Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI-UECE) encontra-se em uma realidade semelhante da vivenciada pela UFTM, inclusive pode-se constatar que as motivações que levou a necessidade do PIBID foi de cativar nos licenciando maior interesse pela docência, uma vez que nosso curso tem por finalidade formar professores para atuar na área de Biologia.
Durante o encontro semanal de 28 de março de 2011, estivemos discutindo acerca do seguinte artigo “A formação de professores na UFTM: o PIBID como experiência desafiadora”. A culminância deste debate ocorreu enquanto levantávamos questões da nossa realidade, as quais coincidiam com a temática tratada no artigo. A cada parágrafo nos colocávamos frente a um fato conhecido por cada um dos bolsistas presentes. Constatamos que as freqüentes reflexões tem nos trazido resultados reais, pois como podemos nos omitir diante de erros tão discutidos? É impossível negar que a repetição dessas reflexões mantém acesa a vontade de fazer o melhor, de realizar algo novo, mesmo que seja mais difícil. Trazendo-nos mudanças positivas de comportamentos na sala de aula, enquanto estagiários. É a partir de estudo de textos de experiências que já deram certo que impulsionaremos nossa própria prática. Novamente a partir do ponto de reflexão observamos a exclusão social por falta de conhecimento, quando não podemos nos posicionar diante de um determinado tema. O PIBID tem cumprido muitos papeis mas principalmente tem dado direcionamento aos estudantes de licenciatura oferecendo oportunidade ímpar de serem conhecedores dos ideais teóricos e práticos da profissão docente.
ResponderExcluirO referido artigo aborda o verdadeiro sentido do PIBID,o qual valoriza a profissão docente motivando os futuros profissionais docentes com uma formação mais que especial...E a educação agrdece...
ResponderExcluirÉ verdade.......o artigo mostra com clareza as atividades estabelecidas pelo PIBID, além de falar de suas contribuições!!!!!!!!!!
ResponderExcluirO conhecimento adquirido é um instrumento de libertação, pois, aqule que a possui, tem consigo a liberdade e capacidade de transformar a sua própria história de vida.
ResponderExcluirReflexões do artigo da UFTM...